quinta-feira, 23 de abril de 2015

TCM irá a Morada Nova com o "Capacidades"

A terceira edição do “Capacidades”, do Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM), acontecerá nos dias 28 e 29 (terça e quarta) e terá como sede a cidade de Morada Nova. A ação no interior consiste na parte presencial do programa de capacitação do TCM para gestores, servidores públicos e também para a sociedade.
“Essa é uma chance que não pode ser perdida para atualizar conhecimentos”, diz o presidente do TCM, conselheiro Francisco Aguiar. E acrescenta: “tudo o que for repassado tem utilidade imediata, com impacto direto na qualidade da prestação de contas, prevenção a danos ao patrimônio público e segurança nos procedimentos praticados por prefeituras e câmaras municipais, além de garantir aos cidadãos os meios objetivos de acompanhar os atos oficiais. Quem tem interesse participa”.
Além de Morada Nova, farão parte dessa etapa os municípios de Alto Santo, Ibicuitinga, Iracema, Jaguaretama, Jaguaribara, Limoeiro do Norte, Potiretama, Quixeré, Russas, São João do Jaguaribe e Tabuleiro do Norte.
Levando em consideração o fato de que no próximo ano haverá eleições municipais, o TCM incluiu na programação dos cursos orientações voltadas para procedimentos de transição de governo. Durante os dois dias do evento serão repassados dados atualizados sobre assuntos relacionados às práticas mais recorrentes motivadoras de desaprovação de contas.
O “Capacidades” inclui, ainda, cursos a distância e o projeto Educar Para o Controle Social, que busca, por meio de palestras e atividades lúdicas e interativas, despertar os estudantes para o acompanhamento dos recursos públicos municipais e estimular cada vez mais o controle social. A ação já passou pelas cidades de Guaramiranga e Juazeiro do Norte cobrindo 33 municípios.
Desenvolvido pelo Tribunal de Contas dos Municípios e operado pelo Instituto Escola Superior de Contas e Gestão Pública Waldemar Alcântara (Ieswa), o programa prevê a promoção de 15 eventos ao longo do ano, realizados de forma regionalizada em cidades-pólo que concentram representações de municípios vizinhos, garantindo a qualificação dos administradores e profissionais das 184 municipalidades do Estado. Em cada uma dessas fases o próprio presidente do Instituto, Conselheiro Domingos Aguiar, faz exposição aos presentes detalhando o alcance do conteúdo, suas aplicações e a importância da participação de todos nesses momentos de aprendizado.
As inscrições devem ser feitas no dia 28, a partir das 8h, durante a abertura do evento, no auditório do Instituto Federal do Ceará (Campus Morada Nova).
fonte. Ceará agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário