sábado, 5 de janeiro de 2013


Chuvas perdem intensidade no Ceará, segundo Funceme

Redação Web | 12h11 | 05.01.2013


Após os primeiros registros em 2013, a chuvaperdeu intensidade neste sábado (5) em todo o Ceará. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), nas últimas 24 horas, choveu em apenas 38 municípios, um queda brusca se comparada aos 83 municípios que registraram o fenômeno na última sexta-feira (4). 
Outra mudança evidente nos registro da Funceme foi em relação ao pico de volume de chuvas aos primeiros dias do ano. Na última sexta-feira, o órgão chegou a registrar, no município de Groaíras, 126 mm. No entanto, neste sábado, o maior volume de precipitação, 77 mm, foi registrado no município de Chaval, a 425 km de Fortaleza.
A diminuição na intensidade das chuvas já era prevista pela Funceme desde a última quarta-feira (3), quando o órgão afirmou que as precipitações eram típicas da pré-estação, não fazendo parte do período da quadra chuvosa. O órgão explicou que as chuvas são formadas por um fenômeno denominado Sistema Vórtice Ciclônico de Altos Níveis, formado a 12 km de altura da superfície.
De acordo com a Funceme, o Vórtice tem como característica a curta duração, cerca de 4 ou 6 dias, dissipando-se logo em seguida. O órgão ainda ressalta que novos Vórtices podem se formar, provocando mais chuvas até o período da quadra chuvosa no Ceará entre os meses de fevereiro e maio.  fonte:      http://diariodonordeste.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário