domingo, 16 de maio de 2010

Comunidade de Quilombolas realizam protesto contra o racismo em Tururu fonte: jornal a noticia Euden Martins

Sob o slogan de “Negros Livres”, foi realizado na manhã de hoje, 10/05, na cidade de Tururu, município localizado ao norte cearense, distante 107 km de Fortaleza, um ato em sinal de protesto contra o racismo, em virtude de um requerimento impetrado pelo vereador Antônio Amarildo Serpa Barroso (PMDB), e negado pela Câmara Municipal. O teor do requerimento pedia a retirada das cores pretas nos logradouros, postes, muros e etc. Sabe-se que a cor preta na logomarca da Prefeitura Municipal de Tururu, simboliza as comunidades negras dos Quilombolas existentes neste município.

As comunidades de Quilombolas de Água Preta e Conceição dos Caetanos do Tururu, apoiadas dos Quilombolas de Nazaré – Itapipoca, além de crianças, adolescentes, adultos e servidores municipais, foram às ruas deste município e se dirigiram até ao Paço Legislativo Municipal, para saber dos vereadores porque votaram a favor deste ato de racismo, uma vez que os negros e seus descentes representam 90% por cento da população de Tururu. Os Edis se desculparam dizendo que não sabiam que a cor preta na logomarca representava população Negra, o vereador Antônio Amarildo (Minha Jóia), chegou até a se ajoelhar e pediu perdão. Mas os Quilombolas não acreditaram e disseram que vão tomar as medidas judiciais cabíveis inclusive na esfera federal.

Comunidade se diz abalada com os últimos acontecimentos

Adailton Caetano, jovem da comunidade quilombola de Conceição dos Caetanos, muito indignado, declarou seu repúdio as ações dos vereadores, dizendo que aquilo jamais poderia ter sido feito, uma vez que vários membros das comunidades tinham participado com seus votos para eleger os vereadores que votaram a favor do requerimento de Antônio Amarildo, que é descendente negro. O Sr. Raimundo Nonato Ferreira Nascimento, 78 anos e D. Antônia Celestina das Chagas, 75 anos, da Comunidade Água Preta, também manifestaram sua tristeza e disseram está muito abalado com o acontecido.

O articulador político da Rede Social do Comitê de Desenvolvimento de Cultura do Território da Cidadania Vales Curu/Aracatiaçu, Dedé Pacheco, pediu respeito com a população de Tururu, especialmente com as comunidades Quilombolas, disse que estas ações vão ser denunciadas ao Ministério Público, para que os vereadores sejam punidos dentro da Lei.

Foram muitas horas de acusações e desculpas, porém a comunidade negra não se deixou abater e saiu da Câmara abalada prometendo abrir processo contra os vereadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário